Minuto MS

25º

Três Lagoas/MS

11 de dezembro de 2018 tera
04/12/2018 - 01:12:56

Campanha “Dezembro Laranja” começou em Três Lagoas

Foi uma ação de parceria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com o Programa Municipal de Controle de Hanseníase

Assessoria - Foto: Divulgação

Cancer da Pele (12) C
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe do Programa Municipal de Controle de Hanseníase (PMCH), abriu a programação das ações da Campanha do denominado “Dezembro Laranja”, na manhã de sábado, dia 1º de dezembro, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Foi uma ação, inserida na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele e da Campanha Municipal de Mobilização contra a Hanseníase, promovida e idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), em parceria com a SMS de Três Lagoas, como vem ocorrendo nos últimos anos.

A estimativa da equipe organizadora desta ação da Saúde era atender de 120 a 180 pessoas, das 7h às 11h de sábado (1º), quando ocorreu a mobilização contra hanseníase e câncer da pele.

Junto com a médica dermatologista do PMCH, Maria Angélica Gorga, a mobilização contou com mais três profissionais da Saúde, inscritos na SBD, e ainda uma equipe de acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso Sul – UFMS, Campus Três Lagoas.

Foi um verdadeiro “mutirão de atendimento médico”, direcionado especialmente ao acompanhamento, diagnóstico, orientações e prevenção do câncer da pele e casos suspeitos ou já diagnosticados de hanseníase, como relatou a coordenadora do PMCH, enfermeira Sebastiana Garcia de Freitas Tosta.

Nesta ação houve também a participação e apoio de Agentes Comunitários de Saúde e da equipe de servidores da SMS, lotados no PMCH e no Programa Municipal de Controle da Tuberculose.

« voltar para home