Minuto MS

04/12/2017 - 06:12:14

Defesa Civil do Estado promove capacitação em Três Lagoas

Junto com a equipe local, participam também representantes de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia e Selvíria

Assessoria de Comunicação / Fotos: Divulgação

DSC_2609
A Secretaria de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), iniciou curso de “Formação de Cidades e Cidadãos Resilientes”, nas dependências da sede do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo) de Três Lagoas, na manhã desta segunda-feira (4).

DSC_2607
O curso, sob a responsabilidade do gerente de ensino da CEDEC, coronel João Alves Calixto, tem o objetivo de “habilitar os participantes na formação, estruturação e operacionalização de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil”.

Junto com os representantes de Três Lagoas, participam também do curso representantes da Defesa Civil de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia e Selvíria.

O curso está previsto para terminar na sexta-feira (8) com entrega dos certificados que habilitam também os participantes a tomarem conhecimento de como obter recursos para os seus respectivos municípios, para serem usados em projetos e obras de prevenção de desastres.

A terminologia “cidades e cidadãos resilientes”, instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU, refere-se às cidades e sua respectiva população, “com capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de desastres”.

O Brasil é hoje o país com maior número de cidades participantes da Campanha Cidades Resilientes e a finalidade desta capacitação é também aumentar “o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos”.

Junto com o coronel Calixto, a equipe de instrutores da CEDEC é constituída pelo tenente coronel Fábio Santo Coelho Catarineli, major João Sidney Penrabel, tenente Jeferson Aparecido Albuquerque, sargento Luiz Roberto Penrabel e o sargento Lyderson Oursley Francisco, todos da corporação dos Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

« voltar para home