Minuto MS

25º

Três Lagoas/MS

20 de junho de 2019 quinta
20/05/2019 - 02:05:36

Patriotismo e apresentações culturais marcam 3ª Noite da Bandeira Haitiana em Três Lagoas

Aproximadamente duas mil pessoas passaram pela Praça Senador “Ramez Tebet”

Assessoria/ Fotos: Divulgação

haitiAproximadamente duas  mil pessoas passaram pela Praça Senador “Ramez Tebet”, na noite do último sábado (18), para prestigiar a 3ª Noite da Bandeira Haitiana. Com a parceria da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), o evento foi realizado pela Associação para o Avanço dos Imigrantes Haitianos em Três Lagoas (ALMATH).

De acordo com o diretor cultural da ALMATH, Makov Beneche Cassiano, o objetivo da festividade é uma questão de patriotismo, respeito e amor por sua terra natal. “Nos reunimos no dia da Bandeira Haitiana como forma de permanecermos unidos, em presença e pensamento. Não devemos esquecer o nosso País, nossa História e Cultura”, explicou Makov.

Falando em cultura, o evento também contou com apresentações artísticas, como dança, coral, música e degustação da culinária haitiana. A banda Deep Roots, formada no Município por haitianos e três-lagoenses também subiu ao palco e foi ovacionada pelo público.

O produtor de eventos da diretoria de cultura, Heriksen Plesley, cumprimentou os imigrantes e parabenizou os organizadores pela festa. “Hoje é um dia feliz para todos, tanto para vocês que estão comemorando o dia da Bandeira, quanto para nós três-lagoenses pela oportunidade de aprender uma outra cultura. Quero reforçar que a Diretoria de Cultura estará sempre comprometida com os eventos e valores culturais, justamente por que hoje, vocês já fazem parte da família três-lagoense”, disse.

Também foram parceiros do evento a Empresa Metalfrio Solutions, Petrobras, Missão Salesiana e Pastoral do Imigrante.

DIA DA BANDEIRA HAITIANA

O Dia da Bandeira Haitiana é uma data importante para os haitianos, pois trata-se do símbolo da luta pela independência, ocorrido em 18 de maio 1803, quando se libertaram do domínio da França. As cores da bandeira são o azul e o vermelho. No centro há um painel branco ostentando o brasão de armas do país e uma palmeira real, que simboliza a independência. O lema da nação, retratado em um pergaminho branco, significa “A união faz a força”(“Lê L’Fait La Union Force”).

ALMATH

A Associação para o Avanço dos Imigrantes Haitianos em Três Lagoas foi criada com a  missão de ajuda voluntária aos haitianos que moram no Município e aos que aqui chegarem. Os integrantes orientam sobre leis brasileiras, regras e comportamento adotados na Cidade, assim como a boa convivência com os moradores locais. A ALMATH também organiza encontros e promove a valorização e aproximação das culturas.

« voltar para home