Minuto MS

25º

Três Lagoas/MS

11 de dezembro de 2018 tera
06/03/2018 - 06:03:48

Profissionais da SEMEC de Três Lagoas participam de DIA D promovido pelo Ministério da Educação

Dia Nacional de Discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi para estudo e discussão do documento em todo o Brasil

Assessoria de Comunicação / Fotos: Assessoria

DIA-D-_-BNCC
Aproximadamente 75 Especialistas em Educação e Professoras Coordenadoras do Ensino Fundamental e da Educação Infantil de Três Lagoas se reuniram nesta terça-feira (06), no Centro Cultural Professora “Irene Marques Alexandria”, para participar do Dia D – Dia Nacional de Discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovida pelo Ministério da Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

DIA-D-_-BNCC-7
Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros, o encontro teve como objetivo aprofundar o material cedido pelo Ministério da Educação sobre a implementação da BNCC, através da revisão curricular das Redes e dos Projetos Políticos-Pedagógicos das Escolas.

“Aprofundamos sobre a importância dos materiais dispostos pelo Ministério da Educação para os profissionais estruturarem uma base curricular, criando desta forma uma rede de identidade respeitando a especificidade de cada escola do nosso município”, afirma.

A BNCC é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, com a elaboração e implementação de currículos das redes públicas, privadas, urbanas e rurais. Desta forma a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil, contribuindo para promover a equidade educacional.

Segundo a Diretora Educacional e Pedagógica, Angela Maria Brito, outros encontros serão realizados para com sessões de estudos e consultorias ajudar na construção do documento que será enviado ao Ministério da Educação com propostas para 2019. “Como multiplicadores esses profissionais levarão o que discutirmos para as escolas que trabalham e assim elaboraremos de forma participativa uma proposta curricular para o próximo ano tendo como referência a BNCC”, afirma.

DOCUMENTO

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

« voltar para home