Minuto MS

25º

Três Lagoas/MS

19 de agosto de 2019 segunda
09/05/2019 - 06:05:01

Saúde de Três Lagoas disponibiliza serviço de farmácia no Posto da Vila Nova

Pacientes não mais precisam deslocar-se até outras Unidades de Saúde para receber medicamentos

Assessoria/ Fotos: Divulgação

farmcacia
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Medicamentos e Laboratório e da Diretoria de Saúde Coletiva, restabeleceu o serviço de atenção farmacêutica na Unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS “Miguel Nunes”, no Bairro Vila Nova.

A solenidade de inauguração da nova farmácia foi na manhã desta quinta-feira (09), com a presença do prefeito Angelo Guerreiro, vice prefeito Paulo Salomão e a secretária de Saúde, Angelina Zuque, acompanhada dos diretores de Saúde, Sandro Rotiroti, Elaine Fúrio, e da coordenadora da Unidade, assistente social Helen Fabiane de Lima.

Também prestigiaram a solenidade: os vereadores Antonio Rialino e Luiz Akira; secretários Vera Helena Arsioli Pinho (Assistência Social), Toniel Fernandes (Meio Ambiente) e Adriano Barreto (Infraestrutura).

“Atendemos e acolhemos diariamente, em média, mais de 100 pacientes, não só do Bairro Vila Nova, mas de outros bairros da Cidade”, comentou a coordenadora Helen. “Por isso, temos que agradecer à gestão do prefeito Angelo Guerreiro e à secretária Angelina pelo restabelecimento deste importante serviço na nossa Unidade”, disse.

“A Saúde tem sido sempre prioridade na atual gestão municipal. Por isso, nossa meta é restabelecer o serviço de farmácia em todas as Unidades de Saúde, priorizando também o acolhimento e atenção às pessoas, com respeito e humanização”, disse Angelina.

Por sua vez, o vice-prefeito Paulo Salomão ressaltou que, “o primeiro e mais importante medicamento é o respeito, o bom dia, o acolhimento com educação. E isso está sendo também restabelecido em todas as nossas Unidades de Saúde”.

Segundo o prefeito Guerreiro, “a reinauguração de mais uma farmácia e tudo o que realizamos para a melhoria do atendimento à nossa população são resultados de uma engrenagem, formada por todos os que fazem coisas boas acontecerem em Três Lagoas”, disse.

Na oportunidade, o prefeito de Três Lagoas determinou ao secretário Adriano que estude um projeto de melhorias para a Unidade de Saúde da Vila Nova, dando atenção especial à acessibilidade e mobilidade das pessoas, incluindo também uma varanda externa coberta.

“Não estamos realizando nada demais, porque é dever de todos atender bem à nossa população”, completou Angelo Guerreiro.

UNIDADE DE SAÚDE

A Unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS “Joel Nunes”, no Bairro Vila Nova, coordenada pela assistente social Helen Fabiane, conta também com os seguintes profissionais: 17 Agentes Comunitários de Saúde  (ACS), dois  Ginecologistas; Pediatra; três médicos Clinico Geral; dois dentistas e uma Auxiliar de Saúde Bucal; dois Enfermeiros e quatro Técnicos de Enfermagem; três Administrativo; um Farmacêutico e uma atendente de Farmácia.

Como observaram os Agentes Comunitários de Saúde, a maioria das pessoas reside no Bairro Vila Nova, mas também são acolhidos e atendidos pacientes de vários bairros da Cidade, principalmente do Bairro JK, Colinos, Jardim Alvorada e até do Bairro Santo André e Lapa, entre outros.

Esta foi a 10ª farmácia implantada pela atual gestão municipal nas Postos de Saúde de Três Lagoas. Em 2017, foram reabertas as farmácias na Clínica da Mulher e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF Jardim Maristela e ESF Jupiá.

Em 2018, foram inauguradas as novas farmácias das seguintes unidades: ESF Interlagos, ESF Santo André, ESF Santa Rita, ESF Vila Haro, ESF Vila Piloto e na EACS Santa Luzia, que foi totalmente reformada.

 

« voltar para home