Minuto MS

25º

Três Lagoas/MS

20 de setembro de 2020 domingo
08/06/2020 - 12:06:01

Corpus Christi terá missas e bênção do Santíssimo Sacramento em Três Lagoas

Missas serão celebradas com a lotação máxima de 30% e poderão ter participações ao vivo pelas redes sociais

Assessoria/ Fotos: Divulgação

missa
Neste ano a solenidade de Corpus Christi terá uma aparência diferente devido ao cenário da pandemia do COVID19. Ao invés dos fiéis realizarem a tradicional confecção do tapete de pó de serra, todos são convidados a decorarem as portas e portões de suas casas com flores e um laço branco e, ao invés de irem ao encontro do Santíssimo Sacramento durante a procissão, Ele irá ao encontro dos fiéis ao percorrer as principais ruas dos bairros de Três Lagoas.

 A data celebra a Santa Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo: o mistério instituído na última Ceia e comemorado todos os anos na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade.

 “Este tem sido um período de fortalecimento das Igrejas Domésticas, os fiéis têm participado virtualmente das Santas Missas de dentro de suas casas e, por mais que estejamos longe fisicamente, sabemos que estamos próximos uns dos outros e unidos em oração. Mais uma vez, somos chamados a testemunhar a fé presente no Cristo Eucarístico e como de costume teremos o Santíssimo no meio dos fiéis, porém, com algumas adaptações. Ao invés da procissão, levaremos o Santíssimo em carro aberto pelos bairros da cidade abençoando as famílias e as residências. Ou seja, neste ano ao invés de nos reunirmos para a ornamentação do caminho por onde Jesus presente na Eucaristia iria passar, preparemos com a mesma alegria nosso coração, pois é lá que Ele irá nos encontrar”, diz Dom Luiz Gonçalves Knupp, Bispo da Diocese de Três Lagoas.

 Santo Missa e bênção do Santíssimo Sacramento pelos bairros

 Nas cinco Paróquias da cidade de Três Lagoas a Solenidade de Corpus Christi será celebrada simultaneamente na quinta-feira (11/6) às 8h com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Logo após a Santa Missa, cada Padre e o Bispo, percorrerão as principais ruas dos bairros das paróquias levantando o Santíssimo Sacramento em carro aberto.

 Às 11h, os Padres e o Bispo, retornarão para suas paróquias e concederão a bênção do Santíssimo em frente às Igrejas matrizes: Catedral Sagrado Coração de Jesus, Igreja Santa Luzia, Igreja Nossa Senhora Aparecida, Igreja Santa Rita de Cássia e Igreja São Francisco de Assis.

 Toda a programação será transmitida ao vivo pelas redes sociais das paróquias. Nas demais paróquias do território diocesano, também haverá a mesma programação com a adequação de horários.

 IMPORTANTE

 Em obediência às medidas de segurança orientadas pela vigilância sanitária e demais órgãos de saúde, as Missas serão celebradas com a lotação máxima de 30%. Os fiéis deverão respeitar o distanciamento no interior da Igreja e utilizar corretamente a máscara do início ao final da celebração.

 Assim como o lema da Campanha da Fraternidade 2020: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, reforçamos que as pessoas que se enquadram no grupo de risco (maiores de 60 anos, menores de 12 anos e portadores de comorbidades), participem virtualmente da Santa Missa e permaneçam em casa. Este é um gesto de carinho e respeito de um irmão para com o outro.

 Sobre a Diocese de Três Lagoas

 A Diocese de Três Lagoas (Dioecesis Trilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas (MS). Foi criada pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978. Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.

« voltar para home